Deputados aprovam terceirização dos serviços de vistoria no Detran-MT

Os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (25), em primeira votação, o projeto que prevê a terceirização do serviço para vistoria veicular no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Dez parlamentares se manifestaram favoráveis ao projeto e cinco contra. Entre os que se manifestaram contrários à terceirização está a deputada Janaína Riva (sem partido), que, anteriormente, havia pedido à Justiça a suspensão da tramitação da mensagem na Casa de Leis.

“O Detran não pode ficar à mercê de terceiros. É um poder de polícia, tanto é que o projeto foi considerado inconstitucional no estado de Goiás. Sei que o governo é cruel na sua retaliação, mas peço que os votos sejam nominais para que o eleitor faça juízo do deputado que ele votou”, declarou Janaína, na tribuna.

A proposta, de autoria do governo do estado, foi colocada na pauta de votação na sessão noturna desta quarta-feira (24), mas devido um pedido de vistas do deputado Wilson Santos (PSDB). Esse projeto tinha sido encaminhado pelo governo à Assembleia em dezembro do ano passado, pouco antes do recesso parlamentar.

Além de Janaína Riva, votaram contra a proposta os deputados Emanuel Pinheiro (PR), Zeca Viana (PDT), Altir Peruzzo (PT) e Pery Taborelli (PV).

Durante a sessão, os parlamentares pediram que o projeto fosse colocado em segunda votação ainda nesta quinta-feira numa sessão extraordinária, mas Zeca Viana apresentou pedido de vistas à Comissão de Consituição e Justiça da Assembleia e, com isso, a terceirização deve ser aprovada ou não em definitivo somente na sessão da próxima terça-feira (1º). Se aprovado em segunda votação, o projeto deve seguir para o Executivo para a sanção do governador Pedro Taques (PSDB).

A votação foi acompanhada por servidores do Detran-MT, que suspenderam as atividades para ir à Assembleia ver de perto a votação.

Fonte: G1 / Imagem: Reprodução